25
“Então o Reino dos Céus será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas e saíram para se encontrar com o noivo. Cinco delas foram insensatas, e cinco foram sábias. As que foram insensatas, quando levaram suas lâmpadas, não levaram óleo com elas, mas as sábias levaram óleo em suas embarcações com suas lâmpadas. Agora, enquanto o noivo se atrasava, todos eles adormeciam e dormiam. Mas à meia-noite houve um grito: 'Vejam! O noivo está chegando! Saiam para conhecê-lo! Então todas aquelas virgens se levantaram, e apararam suas lâmpadas. * A tola disse ao sábio: 'Dê-nos um pouco do seu óleo, pois nossas lâmpadas estão se apagando'. Mas os sábios responderam, dizendo: 'E se não houver o suficiente para nós e para você? Você vai antes para aqueles que vendem, e compra para si mesmo”. 10  Enquanto eles foram comprar, o noivo chegou, e aqueles que estavam prontos entraram com ele para a festa de casamento, e a porta foi fechada. 11  Depois vieram também as outras virgens, dizendo: 'Senhor, Senhor, abre-te para nós'. 12  Mas ele respondeu: 'Certamente eu te digo, eu não te conheço'. 13  Observem portanto, pois vocês não sabem o dia nem a hora em que o Filho do Homem está chegando.
14  “Pois é como um homem indo para outro país, que chamou seus próprios servos e confiou seus bens a eles”. 15  A um ele deu cinco talentos, a outros dois, a outro, a cada um de acordo com sua própria capacidade. Em seguida, ele prosseguiu sua viagem. 16  Imediatamente aquele que recebeu os cinco talentos foi e negociou com eles, e fez outros cinco talentos. 17  Da mesma forma, aquele que recebeu os dois também ganhou outros dois. 18  Mas aquele que recebeu o único talento foi embora e cavou na terra e escondeu o dinheiro de seu senhor.
19  “Agora, depois de muito tempo, o senhor desses criados veio e acertou contas com eles. 20  Aquele que recebeu os cinco talentos veio e trouxe outros cinco talentos, dizendo: 'Senhor, Vós me entregastes cinco talentos. Eis que eu ganhei outros cinco talentos além deles”.
21  “Seu senhor lhe disse: 'Muito bem, servo bom e fiel'. Você tem sido fiel em algumas coisas, eu o colocarei sobre muitas coisas”. Entrai na alegria de vosso senhor”.
22  “Aquele que recebeu os dois talentos também veio e disse: 'Senhor, tu me entregaste dois talentos'. Eis que eu ganhei outros dois talentos além deles”.
23  “Seu senhor lhe disse: 'Muito bem, servo bom e fiel'. Você tem sido fiel em algumas coisas. Eu o colocarei sobre muitas coisas”. Entrai na alegria de vosso senhor”.
24  “Aquele que tinha recebido o único talento veio e disse: 'Senhor, eu sabia que você é um homem duro, colhendo onde não semeou e recolhendo onde não espalhou'. 25  Eu tive medo e fui embora e escondi seu talento na terra. Eis que tu tens o que é teu”.
26  “Mas seu senhor lhe respondeu: 'Seu servo perverso e preguiçoso'. Sabia que eu colho onde não semeei, e recolho onde não espalhei”. 27  Portanto, o senhor deveria ter depositado meu dinheiro nos banqueiros, e na minha vinda eu deveria ter recebido de volta o meu com juros. 28  Tire-lhe, portanto, o talento e dê-o a quem tem os dez talentos. 29  Pois a todo aquele que tem será dado, e ele terá abundância, mas daquele que não tem, até mesmo o que ele tem será tirado. 30  Lance o servo não lucrativo para a escuridão exterior, onde haverá pranto e ranger de dentes'.
31  “Mas quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então ele se sentará no trono de sua glória”. 32  Diante dele todas as nações serão reunidas, e ele as separará umas das outras, como um pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33  Ele colocará as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34  Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai, herdai o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo; 35  pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber”. Eu era um estranho e vocês me acolheram. 36  eu estava nua e você me vestiu. Eu estava doente e você me visitou. Eu estava na prisão e você veio até mim'.
37  “Então o justo lhe responderá, dizendo: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38  Quando te vimos como um estranho e te acolhemos, ou te vestimos nu e te vestimos? 39  Quando o vimos doente ou na prisão e viemos até você?
40  “O Rei lhes responderá: 'Certamente eu lhes digo, porque vocês o fizeram a um dos menores destes meus irmãos, vocês o fizeram a mim'. 41  Então ele dirá também aos que estão à esquerda: 'Parti de mim, malditos, para o fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos; 42  pois tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43  era um estranho, e não me acolhestes; nu, e não me vestistes; doente, e na prisão, e não me visitastes'.
44  “Então eles também responderão, dizendo: 'Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou com um estranho, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te ajudamos?
45  “Então ele lhes responderá, dizendo: 'Certamente eu lhe digo, porque você não o fez a um dos menores, você não o fez a mim'. 46  Estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.
* 25:7 O fim do pavio de uma lâmpada de petróleo precisa ser cortado periodicamente para evitar que ela fique entupida com depósitos de carbono. A altura do pavio também é ajustada para que a chama queime uniformemente e dê boa luz sem produzir muita fumaça. 25:15 Um talento é cerca de 30 kg ou 66 libras (geralmente usado para pesar prata, a menos que especificado de outra forma)