5
Ao ver as multidões, ele subiu a montanha. Quando ele se sentou, seus discípulos vieram até ele. Ele abriu sua boca e os ensinou, dizendo,
“Abençoados são os pobres de espírito,
pois deles é o Reino dos Céus.
Abençoados são aqueles que choram,
pois eles devem ser consolados.
Abençoados sejam os gentis,
pois eles herdarão a terra. *
Abençoados são aqueles que têm fome e sede de retidão,
pois devem ser preenchidos.
Abençoados sejam os misericordiosos,
pois eles obterão misericórdia.
Abençoados são os puros de coração,
pois eles verão Deus.
Abençoados são os pacificadores,
pois eles serão chamados filhos de Deus.
10  Abençoados são aqueles que foram perseguidos por causa da justiça,
pois deles é o Reino dos Céus.
11  “Abençoado és tu quando as pessoas te reprovam, te perseguem e dizem todo tipo de mal contra ti falsamente, por minha causa. 12  Alegrai-vos e exultai, pois grande é a vossa recompensa no céu”. Pois foi assim que eles perseguiram os profetas que foram antes de você.
13  “Você é o sal da terra, mas se o sal perdeu seu sabor, com o que será salgado? Então é bom para nada, mas para ser lançado fora e pisado sob os pés dos homens.
14  Você é a luz do mundo. Uma cidade localizada em uma colina não pode ser escondida. 15  Você também não acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma cesta de medição, mas em um suporte; e ela brilha para todos os que estão na casa. 16  Mesmo assim, deixe sua luz brilhar diante dos homens, para que eles possam ver suas boas obras e glorificar seu Pai que está no céu.
17  “Não pense que eu vim para destruir a lei ou os profetas”. Eu não vim para destruir, mas para cumprir. 18  Pois com toda certeza, digo-lhes, até que o céu e a terra passem, nem mesmo uma pequena letra ou um pequeno traço de caneta passará de alguma forma da lei, até que todas as coisas sejam cumpridas. 19  Portanto, quem violar um destes menores mandamentos e ensinar outros a fazê-lo, será chamado menos no Reino dos Céus; mas quem os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus. 20  Pois eu vos digo que, a menos que vossa justiça ultrapasse a dos escribas e fariseus, não há como entrar no Reino dos Céus.
21  “Vocês ouviram que foi dito aos antigos: 'Vocês não matarão;' e 'Quem matar estará em perigo de ser julgado'. 22  Mas eu lhes digo que todo aquele que estiver zangado com seu irmão sem uma causa §estará em perigo de julgamento. Quem disser a seu irmão, 'Raca!*' estará em perigo do conselho. Quem disser: 'Seu tolo!' estará em perigo do fogo da Geena.
23  “Portanto, se você está oferecendo seu presente no altar, e ali se lembrar que seu irmão tem algo contra você, 24  deixe seu presente ali diante do altar, e siga seu caminho. Primeiro reconcilie-se com seu irmão e depois venha e ofereça seu presente. 25  Concorde rapidamente com seu adversário enquanto você estiver com ele no caminho; para que talvez o promotor não o entregue ao juiz, e o juiz o entregue ao oficial, e você seja lançado na prisão. 26  Certamente eu lhe digo que você não sairá de lá de forma alguma até que tenha pago o último centavo.
27  “Ouvistes que foi dito: '§Não cometereis adultério'; 28  mas eu vos digo que todos os que olham para uma mulher para cobiçá-la, já cometeram adultério com ela em seu coração. 29  Se seu olho direito o faz tropeçar, arranque-o e jogue-o fora de você. Pois é mais proveitoso para você que um de seus membros pereça do que que que todo o seu corpo seja lançado na Geena. * 30  Se sua mão direita faz com que você tropece, corte-a e jogue-a fora de você. Pois é mais proveitoso para você que um de seus membros pereça do que que que todo o seu corpo seja lançado na Geena.
31  “Também foi dito: 'Quem repudiar sua esposa, que lhe dê um escrito de divórcio,' 32  mas eu lhe digo que quem repudia sua esposa, exceto pela causa da imoralidade sexual, a torna adúltera; e quem se casa com ela quando ela é repudiada comete adultério.
33  “Ouvistes novamente que foi dito aos antigos: 'Não fareis votos falsos, mas cumprireis ao Senhor vossos votos,' 34  mas eu vos digo, não jureis: nem pelo céu, pois é o trono de Deus; 35  nem pela terra, pois é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. 36  nem pela cabeça, pois não se pode fazer um cabelo branco ou preto. 37  Mas que seu 'Sim' seja 'Sim' e seu 'Não' seja 'Não'. O que quer que seja mais do que isso, é do maligno.
38  “Você já ouviu dizer: 'Um olho por um olho, e um dente por um dente'. 39  Mas eu lhe digo, não resista a ele que é mau; mas quem lhe bater na bochecha direita, vire-se também para ele. 40  Se alguém lhe processar para tirar-lhe o casaco, deixe-o ter também seu manto. 41  Quem quer que o obrigue a percorrer uma milha, vá com ele duas. 42  Dê a ele que lhe pedir, e não afaste aquele que deseja pedir emprestado de você.
43  “Você ouviu dizer que foi dito: 'Você amará seu próximo e odiará seu inimigo'. 44  Mas eu vos digo, amai vossos inimigos, abençoai aqueles que vos amaldiçoam, fazei bem àqueles que vos odeiam e rezai por aqueles que vos maltratam e vos perseguem, 45  para que sejais filhos de vosso Pai que está nos céus. Pois ele faz seu sol nascer sobre o mal e o bem, e envia chuva sobre os justos e os injustos. 46  Pois se você ama aqueles que o amam, que recompensa você tem? Nem mesmo os cobradores de impostos fazem o mesmo? 47  Se você só cumprimenta seus amigos, o que mais você faz do que os outros? Nem mesmo os coletores de impostos§ fazem o mesmo? 48  Portanto, você será perfeito, assim como seu Pai no céu é perfeito.
5:3 Isaías 57:15; 66:2 5:4 Isaías 61:2; 66:10,13 * 5:5 ou, terra. 5:5 Salmo 37:11 5:18 literalmente, iota 5:18 ou, serif 5:21 Êxodo 20:13 § 5:22 NU omite “sem causa”. * 5:22 “Raca” é um insulto aramaico, relacionado com a palavra “vazio” e que transmite a idéia de cabeça vazia. 5:22 ou, Inferno 5:26 literalmente, kodrantes. Um kodrantes era uma pequena moeda de cobre no valor de cerca de 2 lepta (ácaros da viúva) - não o suficiente para comprar muito de qualquer coisa. § 5:27 TR acrescenta “aos antigos”. 5:27 Êxodo 20:14 * 5:29 ou, Inferno 5:30 ou, Inferno 5:31 Deuteronômio 24:1 5:33 Números 30:2; Deuteronômio 23:21; Eclesiastes 5:4 5:38 Êxodo 21:24; Levítico 24:20; Deuteronômio 19:21 5:43 Levítico 19:18 5:43 não na Bíblia, mas veja Qumran Manual de Disciplina Ix, 21-26 § 5:47 NU lê “gentios” ao invés de “coletores de impostos”.