7
“Não julgue, para que você não seja julgado”. Pois com qualquer julgamento que você julgar, você será julgado; e com qualquer medida que você medir, ela será medida para você. Por que você vê o grão que está no olho de seu irmão, mas não considera a trave que está em seu próprio olho? Ou como você dirá a seu irmão: “Deixe-me remover o grão de seu olho”, e eis que a trave está em seu próprio olho? Seu hipócrita! Primeiro remova a trave de seu próprio olho, e então você pode ver claramente para remover o cisco do olho de seu irmão.
“Não dê o que é sagrado aos cães, nem jogue suas pérolas diante dos porcos, para que talvez eles não as pisem debaixo dos pés, e se virem e o desfaçam em pedaços.
“Peça, e lhe será dado”. Procure, e você vai encontrar. Bata, e ele será aberto para você. Para todos que pedirem, recebe. Aquele que procura encontra. Para aquele que bate, será aberto. Ou quem está entre vós que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10  Ou se ele pedir um peixe, quem lhe dará uma serpente? 11  Se vós, então, sendo maus, sabeis dar presentes bons a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está no céu dará coisas boas àqueles que lhe pedirem! 12  Portanto, o que quer que desejeis que os homens vos façam, também o fareis a eles; pois esta é a lei e os profetas.
13  “Entre pelo portão estreito; pois o portão é largo e o caminho é amplo que leva à destruição, e há muitos que entram por ele. 14  Quão* estreito é o portão e o caminho é restrito que leva à vida! São poucos os que o encontram.
15  “Cuidado com os falsos profetas, que vêm até você com roupas de ovelha, mas por dentro são lobos devoradores. 16  Pelos seus frutos você os conhecerá. Vocês colhem uvas de espinhos ou figos de cardos? 17  Mesmo assim, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore corrupta produz frutos maus. 18  Uma árvore boa não pode produzir frutos maus, nem uma árvore corrupta pode produzir frutos bons. 19  Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20  Portanto, pelos seus frutos, você os conhecerá.
21  “Nem todos que me dizem: 'Senhor, Senhor', entrarão no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”. 22  Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, em teu nome expulsamos demônios e em teu nome fazemos muitas obras poderosas?' 23  Então eu lhes direi: 'Eu nunca te conheci'. Afasta-te de mim, tu que trabalhas na iniqüidade'.
24  “Portanto, a todos que ouvirem estas minhas palavras e as fizerem, eu o compararei a um homem sábio que construiu sua casa sobre uma rocha”. 25  A chuva caiu, as enchentes vieram, os ventos sopraram e bateram naquela casa; e ela não caiu, pois foi fundada sobre a rocha. 26  Todos que ouvem estas minhas palavras e não as fazem serão como um homem tolo que construiu sua casa sobre a areia. 27  A chuva caiu, as enchentes vieram, os ventos sopraram e bateram naquela casa; e ela caiu - e sua queda foi grande”.
28 Quando Jesus terminou de dizer estas coisas, as multidões ficaram espantadas com seu ensinamento, 29  pois ele as ensinou com autoridade, e não como os escribas.
* 7:14 TR lê “Porque” ao invés de “Como”.