2
Afastando, portanto, toda maldade, todo engano, hipocrisia, inveja e todo mal falado, como bebês recém-nascidos, ansiosos pelo puro leite espiritual, para que com ele vocês possam crescer, se de fato provaram que o Senhor é gracioso. venha a ele, uma pedra viva, rejeitada de fato pelos homens, mas escolhida por Deus, preciosa. Você também como pedra viva é construída como uma casa espiritual, para ser um sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus através de Jesus Cristo. Porque está contida na Escritura,
“Eis que* deposito em Sião uma pedra angular principal, escolhida e preciosa”.
Aquele que acredita nele não ficará desapontado”.
Para você que acredita, portanto, ser a honra, mas para aqueles que são desobedientes,
“A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se a principal pedra angular”.
e,
“uma pedra de tropeço e uma rocha de ofensa”.
Pois eles tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram nomeados. Mas vocês são uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo de posse de Deus, para que proclamem a excelência d'Aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz. 10 No passado, você não era um povo, mas agora é o povo de Deus, que não tinha obtido misericórdia, mas agora obteve misericórdia.
11 Amados, suplico-vos, como estrangeiros e peregrinos, que vos abstenhais das luxúrias carnais que guerreiam contra a alma, 12 tendo bom comportamento entre as nações, para que, naquilo de que falam contra vós como malfeitores, possam ver vossas boas obras e glorificar a Deus no dia da visitação.
13 Portanto, sujeitai-vos a toda ordenança do homem por amor do Senhor: seja ao rei, como supremo, 14 ou aos governadores, como por ele enviados para vingança dos malfeitores e para louvor aos que fazem o bem. 15 Pois esta é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, se cale a ignorância dos homens tolos. 16 Vivam como pessoas livres, mas não usando sua liberdade para um manto de maldade, mas como servos de Deus.
17 Honrar a todos os homens. Amar a irmandade. Temam a Deus. Honrar o rei.
18 Servants, esteja sujeito a seus senhores com todo respeito, não só aos bons e gentis, mas também aos ímpios. 19 Pois é louvável se alguém suporta a dor, sofrendo injustamente, por causa da consciência para com Deus. 20  Pois que glória é essa se, quando se peca, pacientemente se suporta a surra? Mas se, quando você se sai bem, você pacientemente suporta o sofrimento, isto é louvável para Deus. 21 Pois você foi chamado a isto, porque Cristo também sofreu por nós, deixando-lhe um exemplo, para que você siga seus passos, 22 que não pecou, “nem se encontrou engano em sua boca”. 23 Quando ele foi amaldiçoado, ele não amaldiçoou de volta. Quando sofreu, ele não ameaçou, mas se comprometeu com aquele que julga com justiça. 24 Ele mesmo carregou nossos pecados em seu corpo sobre a árvore, para que nós, tendo morrido para os pecados, pudéssemos viver para a justiça. Foi curado por suas feridas. 25 Pois vocês se extraviaram como ovelhas; mas agora voltaram para o Pastor e Supervisor§ de suas almas.
* 2:6 “Eis”, de “הִנֵּה” ou “ἰδοὺ”, significa olhar, notar, observar, ver, ou contemplar. É freqüentemente usado como uma interjeição. 2:6 Isaías 28:16 2:7 Salmo 118:22 2:8 Isaías 8:14 2:21 TR lê “nós” ao invés de “você”. 2:22 Isaías 53:9 2:24 ou, listras § 2:25 “Overseer” é do grego ἐπίσκοπον, que pode significar supervisor, curador, guardião ou superintendente.