14
Agora aceite alguém que é fraco na fé, mas não para disputas de opiniões. Um homem tem fé para comer todas as coisas, mas aquele que é fraco come apenas vegetais. Não deixe que aquele que come despreze aquele que não come. Não deixe que aquele que não come julgue aquele que come, pois Deus o aceitou. Quem é você que julga o servo do outro? A seu próprio senhor, ele se levanta ou cai. Sim, ele será feito para ficar de pé, pois Deus tem poder para fazê-lo ficar de pé.
Um homem estima um dia como sendo mais importante. Outro estima todos os dias da mesma forma. Que cada homem esteja plenamente seguro em sua própria mente. Aquele que observa o dia, observa-o ao Senhor; e aquele que não observa o dia, ao Senhor, não o observa. Aquele que come, come ao Senhor, porque dá graças a Deus. Aquele que não come, ao Senhor não come, e dá graças a Deus. Pois nenhum de nós vive para si mesmo, e nenhum morre para si mesmo. Pois, se vivemos, vivemos para o Senhor. Ou, se morrermos, morremos para o Senhor. Se, portanto, vivemos ou morremos, somos do Senhor. Pois para este fim Cristo morreu, ressuscitou e viveu novamente, para que possa ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.
10 Mas você, por que julga seu irmão? Ou você, novamente, por que despreza seu irmão? Pois todos nós estaremos diante do tribunal de Cristo. 11 Pois está escrito,
“'Enquanto eu viver', diz o Senhor, 'para mim cada joelho se curvará'.
Toda língua confessará a Deus'”.
12 Assim, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
13 Portanto, não nos julguemos mais, mas julguemos isto antes, que nenhum homem coloque um obstáculo no caminho de seu irmão, ou uma ocasião para cair. 14 Eu sei e estou convencido no Senhor Jesus que nada é impuro de si mesmo; exceto que para aquele que considera tudo impuro, para ele é impuro. 15 No entanto, se por causa da comida seu irmão está de luto, você não anda mais apaixonado. Não destrua com sua comida aquele por quem Cristo morreu. 16 Então não deixe que seu bem seja caluniado, 17 pois o Reino de Deus não é comer e beber, mas retidão, paz e alegria no Espírito Santo. 18 Pois aquele que serve a Cristo nestas coisas é aceitável a Deus e aprovado pelos homens. 19 Então, vamos seguir as coisas que fazem a paz, e as coisas pelas quais podemos construir uns aos outros. 20 Não derrubar a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, de fato, são limpas, mas é mal para aquele homem que cria uma pedra de tropeço ao comer. 21 É bom não comer carne, beber vinho, nem fazer nada pelo qual seu irmão tropeça, fica ofendido, ou se torna fraco.
22 Você tem fé? Tenha-a para si mesmo diante de Deus. Feliz é aquele que não se julga naquilo que aprova. 23 Mas aquele que duvida é condenado se come, porque não é de fé; e o que não é de fé é pecado.
24 Now àquele que é capaz de vos estabelecer segundo a minha Boa Nova e a pregação de Jesus Cristo, segundo a revelação do mistério que foi mantido em segredo durante longos séculos, 25 but agora é revelado, e pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, é dado a conhecer para obediência da fé a todas as nações; 26 to o único Deus sábio, por meio de Jesus Cristo, a quem seja a glória para sempre! Amém. *
14:11 14:11 * 14:26 TR coloca os versículos 24-26 depois de Romanos 16:24 como versículos 25-27.