7
Ou vocês não sabem, irmãos (pois falo com homens que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre um homem durante todo o tempo em que ele vive? Pois a mulher que tem marido está vinculada pela lei ao marido enquanto ele vive, mas se o marido morre, ela é exonerada da lei do marido. Então, se, enquanto o marido viver, ela for unida a outro homem, ela será chamada de adúltera. Mas se o marido morre, ela está livre da lei, de modo que não é adúltera, embora esteja unida a outro homem. Portanto, meus irmãos, vocês também foram feitos mortos para a lei através do corpo de Cristo, para que fossem unidos a outro, àquele que foi ressuscitado dos mortos, para que pudéssemos produzir fruto para Deus. Pois quando estávamos na carne, as paixões pecaminosas que eram através da lei trabalharam em nossos membros para trazer frutos para a morte. Mas agora fomos liberados da lei, tendo morrido para aquilo em que fomos mantidos; para que servíssemos em novidade de espírito, e não na antiguidade da letra.
O que devemos dizer então? A lei é pecado? Que nunca seja! No entanto, eu não teria conhecido o pecado a não ser através da lei. Pois eu não teria conhecido a cobiça se a lei não tivesse dito: “Você não cobiçará”. Mas o pecado, encontrando ocasião através do mandamento, produziu em mim todo tipo de cobiça. Pois, além da lei, o pecado está morto. Uma vez eu estava vivo fora da lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu e eu morri. 10 O mandamento que era para a vida, isto eu descobri que era para a morte; 11 para o pecado, encontrando ocasião através do mandamento, me enganou, e através dele me matou. 12 Portanto, a lei é de fato santa, e o mandamento santo, justo e bom.
13 Então o que é bom se tornou morte para mim? Que nunca venha a ser! Mas o pecado, para que se pudesse demonstrar que era pecado, estava produzindo em mim a morte através daquilo que é bom; para que através do mandamento o pecado se tornasse excessivamente pecaminoso. 14 Pois sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois eu não entendo o que estou fazendo. Pois não pratico o que desejo fazer; mas o que odeio, que eu faço. 16 Mas se o que eu não desejo, que eu faço, eu consinto com a lei que ela é boa. 17 Portanto, agora não sou mais eu que o faço, mas o pecado que habita em mim. 18 Pois eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não habita nada de bom. Pois o desejo está presente comigo, mas não o encontro fazendo o que é bom. 19 Pelo bem que desejo, não o faço; mas pelo mal que não desejo, que pratico. 20 Mas se o que eu não desejo, que eu faço, não sou mais eu que o faço, mas o pecado que habita em mim. 21 Então eu encontro a lei que, enquanto desejo fazer o bem, o mal está presente. 22 Pois eu me deleito na lei de Deus depois da pessoa interior, 23 mas vejo uma lei diferente em meus membros, lutando contra a lei de minha mente, e me levando ao cativeiro sob a lei do pecado que está em meus membros. 24 Que homem miserável eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25  Agradeço a Deus através de Jesus Cristo, nosso Senhor! Então, com a mente, eu mesmo sirvo à lei de Deus, mas com a carne, a lei do pecado.
7:7 Êxodo 20:17; Deuteronômio 5:21