8
Portanto, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. * Pois a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me libertou da lei do pecado e da morte. Pelo que a lei não podia fazer, pois era fraca pela carne, Deus fez, enviando seu próprio Filho à semelhança da carne pecaminosa e pelo pecado, condenou o pecado na carne, para que a ordenança da lei se cumprisse em nós que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Para aqueles que vivem segundo a carne, fixam suas mentes nas coisas da carne, mas aqueles que vivem segundo o Espírito, as coisas do Espírito. Pois a mente da carne é morte, mas a mente do Espírito é vida e paz; porque a mente da carne é hostil para com Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem pode estar. Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus.
Mas você não está na carne, mas no Espírito, se é para que o Espírito de Deus habite em você. Mas se algum homem não tem o Espírito de Cristo, ele não é dele. 10 Se Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. 11 Mas se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em você, aquele que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos também dará vida a seus corpos mortais através de seu Espírito que habita em você.
12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne, de viver depois da carne. 13 Pois se viverdes depois da carne, deveis morrer; mas se, pelo Espírito, matardes as obras do corpo, vivereis. 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus. 15 Pois não recebestes novamente o espírito de escravidão para temer, mas recebestes o Espírito de adoção, pelo qual gritamos: “Abba! Pai!”.
16 O próprio Espírito testemunha com nosso espírito que somos filhos de Deus; 17 e se filhos, então herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato sofremos com Ele, que também podemos ser glorificados com Ele.
18 Pois eu considero que os sofrimentos deste tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que será revelada para nós. 19 Pois a criação espera com ardente expectativa que os filhos de Deus sejam revelados. 20 Pois a criação foi submetida à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa daquele que a submeteu, na esperança 21 de que a própria criação também será libertada da escravidão da decadência para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Pois sabemos que toda a criação geme e sofre juntas até agora. 23 Não só assim, mas também nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, até mesmo nós mesmos gememos dentro de nós mesmos, esperando a adoção, a redenção de nosso corpo. 24 Pois fomos salvos na esperança, mas a esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera aquilo que ele vê? 25 Mas se esperamos por aquilo que não vemos, esperamos por aquilo com paciência.
26  Da mesma forma, o Espírito também ajuda nossas fraquezas, pois não sabemos como orar como deveríamos. Mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não podem ser pronunciados. 27  Aquele que busca os corações sabe o que está na mente do Espírito, porque ele intercede pelos santos segundo Deus.
28 Sabemos que todas as coisas funcionam juntas para o bem daqueles que amam a Deus, para aqueles que são chamados de acordo com seu propósito. 29 Para quem ele antepassou, ele também predestinou a ser conforme a imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos. 30  Para quem ele predestinou, aqueles que ele também chamou. A quem ele chamou, aqueles que ele também justificou. A quem ele justificou, aqueles que ele também glorificou.
31 O que diremos então sobre estas coisas? Se Deus é a nosso favor, quem pode estar contra nós? 32 Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria também com Ele todas as coisas de graça? 33 Quem poderia apresentar uma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem justifica. 34 Quem é aquele que condena? É Cristo que morreu, sim, que ressuscitou dos mortos, que está à direita de Deus, que também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? A opressão, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Even, como está escrito,
“Para seu bem, somos mortos o dia inteiro.
Fomos contabilizados como ovelhas para o abate”.
37 Não, em todas estas coisas somos mais do que conquistadores através dele que nos amou. 38 Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas presentes, nem as coisas futuras, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa criada será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
* 8:1 NU omite “que não andam de acordo com a carne, mas de acordo com o Espírito”. 8:15 Abba é uma palavra aramaica para “Pai” ou “Papai”, que pode ser usada afetuosa e respeitosamente em oração ao nosso Pai do céu. 8:36 Salmo 44:22