9
Eu digo a verdade em Cristo. Não estou mentindo, minha consciência testemunhando comigo no Espírito Santo que tenho grande tristeza e incessante dor em meu coração. Pois eu mesmo poderia desejar ser amaldiçoado por Cristo por meus irmãos, meus parentes segundo a carne que são israelitas; de quem é a adoção, a glória, as alianças, a entrega da lei, o serviço e as promessas; de quem são os pais, e de quem é Cristo quanto à carne, que é sobre todos, Deus, bendito para sempre. Amém.
Mas não é como se a palavra de Deus tivesse dado em nada. Pois nem todos eles são de Israel. Nem, porque são descendentes de Abraão, são todos crianças. Mas, “sua descendência será contabilizada como de Isaac”. Ou seja, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como herdeiros. Pois esta é uma palavra de promessa: “Na hora marcada eu virei, e Sara terá um filho”. 10 Não somente assim, mas Rebeca também concebida por um, por nosso pai Isaac. 11 Por ainda não ter nascido, nem ter feito nada de bom ou de ruim, para que o propósito de Deus, segundo a eleição, pudesse permanecer, não de obras, mas daquele que chama, * 12 foi-lhe dito: “O mais velho servirá aos mais novos”. 13 Mesmo como está escrito, “Jacob eu amava, mas Esaú eu odiava”.
14 O que devemos dizer então? Existe injustiça com Deus? Que nunca seja! 15 Pois ele disse a Moisés: “Terei piedade de quem tenho piedade, e terei compaixão de quem tenho compaixão”. 16 Então não é dele que quer, nem daquele que corre, mas de Deus que tem misericórdia. 17 Pois a Escritura diz ao Faraó: “Por este mesmo propósito vos fiz subir, para mostrar em vós meu poder, e para que meu nome seja proclamado em toda a terra”. 18 Portanto, ele tem misericórdia de quem deseja e endurece quem deseja.
19 Você me dirá então: “Por que ele ainda encontra falhas? Para quem resiste à sua vontade”? 20 Mas de fato, ó homem, quem é você para responder contra Deus? Será que a coisa formada lhe perguntará quem a formou: “Por que você me fez assim?” 21 Ou não tem o oleiro um direito sobre o barro, do mesmo caroço para fazer de uma parte um vaso para honra, e de outra para desonra? 22 E se Deus, disposto a mostrar sua ira e a fazer conhecer seu poder, suportasse com muita paciência vasos de ira preparados para a destruição, 23 e que pudesse fazer conhecer as riquezas de sua glória em vasos de misericórdia, que ele preparou de antemão para a glória - 24 nós, que ele também chamou, não só dos judeus, mas também dos gentios? 25 Como ele também diz em Oséias,
“Vou chamá-los de 'meu povo', que não eram meu povo;
e sua 'amada', que não era amada”.
26 “Será que no lugar onde foi dito a eles, “Vocês não são meu povo”.
lá eles serão chamados 'filhos do Deus vivo'”.
27 Isaías chora a respeito de Israel,
“Se o número dos filhos de Israel for como a areia do mar,
é o remanescente que será salvo;
28 pois ele terminará o trabalho e o encurtará em retidão,
porque o Senhor fará um curto trabalho sobre a terra”.
29 Como Isaías já disse antes,
“A menos que o Senhor dos Exércitos nos tivesse deixado uma semente,
teríamos nos tornado como Sodoma,
e teria sido feito como Gomorra”.
30 O que devemos dizer então? Que os gentios, que não seguiram a retidão, alcançaram a retidão, mesmo a retidão que é da fé; 31 mas Israel, seguindo uma lei de retidão, não chegou à lei de retidão. 32 Por quê? Porque não a buscaram pela fé, mas como que por obras da lei. Eles tropeçaram na pedra de tropeço, 33 mesmo como está escrito,
“Eis que deposito em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de ofensa”;
e ninguém que acredite nele ficará desapontado”.
9:7 Gênesis 21:12 9:9 Gênesis 18:10,14 * 9:11 NU coloca a frase “não de obras, mas daquele que chama” no início do versículo 12 ao invés do final do versículo 11. 9:12 Gênesis 25:23 9:13 Malaquias 1:2-3 9:15 Êxodo 33:19 9:17 Êxodo 9:16 9:20 Isaías 29:16; 45:9 9:25 Oséias 2:23 9:26 Oséias 1:10 9:28 Isaías 10:22-23 9:29 Grego: Sabaoth (para hebraico: Tze'va'ot) 9:29 Isaías 1:9 9:33 “Eis”, de “ἰδοὺ”, significa olhar, observar, observar, ver ou contemplar. É freqüentemente usado como uma interjeição. 9:33 Isaías 8:14; 28:16