2
“Para o anjo da assembléia em Éfeso escreva:
“Aquele que segura as sete estrelas em sua mão direita, aquele que caminha entre os sete candeeiros de ouro, diz estas coisas”:
“Conheço suas obras, e seu trabalho e perseverança, e que você não pode tolerar homens maus, e que testou aqueles que se dizem apóstolos, e não são, e os achou falsos. Vocês têm perseverança e suportaram por meu nome, e *não se cansaram. Mas eu tenho isto contra você, que deixou seu primeiro amor. Lembra-te, portanto, de onde caíste, e arrepende-te e faz as primeiras obras; ou então eu vou ter contigo rapidamente, e moverei tua lâmpada para fora de seu lugar, a menos que te arrependas. Mas isto você tem, que odeia as obras dos Nicolaítas, que eu também odeio. Aquele que tem ouvidos, que ouça o que o Espírito diz às assembléias. Àquele que vencer, eu darei de comer da árvore da vida, que está no Paraíso de meu Deus.
“Para o anjo da assembléia em Esmirna escreva:
“O primeiro e o último, que estava morto, e ganhou vida, diz estas coisas:
“Conheço suas obras, sua opressão e sua pobreza (mas você é rico), e a blasfêmia daqueles que se dizem judeus, e não são, mas são uma sinagoga de Satanás. 10  Não tenha medo das coisas que você está prestes a sofrer. Eis que o diabo está prestes a jogar alguns de vocês na prisão, para que possam ser testados; e vocês terão opressão por dez dias. Sede fiéis até a morte, e eu vos darei a coroa da vida. 11  Aquele que tem ouvidos, que ouça o que o Espírito diz às assembléias. Aquele que vencer não será prejudicado pela segunda morte.
12  “Para o anjo da assembléia em Pergamum escreva:
“Aquele que tem a espada afiada de dois gumes diz estas coisas”:
13  “Eu conheço suas obras e onde você mora, onde está o trono de Satanás”. Vós vos agarrais firmemente ao meu nome, e não negastes minha fé nos dias de Antipas minha testemunha, minha fiel testemunha, que foi morta entre vós, onde Satanás habita. 14  Mas eu tenho algumas coisas contra vocês, porque vocês têm alguns que defendem o ensinamento de Balaão, que ensinaram Balak a jogar uma pedra de tropeço diante dos filhos de Israel, a comer coisas sacrificadas aos ídolos, e a cometer imoralidade sexual. 15  Assim também vocês têm alguns que se apegam ao ensinamento dos Nicolaítas. 16  Arrependam-se, portanto, ou então eu irei até vocês rapidamente e farei guerra contra eles com a espada da minha boca. 17  Aquele que tem ouvidos, que ouça o que o Espírito diz às assembléias. Àquele que vencer, eu lhe darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e sobre a pedra um novo nome escrito que ninguém conhece senão aquele que o recebe.
18  “Para o anjo da assembléia em Tiatira escreva:
“O Filho de Deus, que tem seus olhos como uma chama de fogo, e seus pés são como latão queimado, diz estas coisas”:
19  “Conheço suas obras, seu amor, sua fé, seu serviço, sua paciência, e que suas últimas obras são mais do que as primeiras. 20  Mas tenho isto contra você, que você tolera sua §mulher Jezebel, que se autodenomina profetisa. Ela ensina e seduz meus servos a cometer imoralidade sexual e a comer coisas sacrificadas aos ídolos. 21  Eu lhe dei tempo para se arrepender, mas ela se recusa a se arrepender de sua imoralidade sexual. 22  Eis que a jogarei e aos que cometem adultério com ela em um leito de grande opressão, a menos que se arrependam de suas obras. 23  Matarei seus filhos com a Morte, e todas as assembléias saberão que eu sou aquele que busca as mentes e os corações. Darei a cada um de vocês de acordo com suas obras. 24  Mas a vocês digo, aos demais que estão em Tiatira - como muitos não têm este ensinamento, que não sabem o que alguns chamam de “as coisas profundas de Satanás” - a vocês digo, não estou colocando nenhum outro fardo sobre vocês. 25  No entanto, segurem firmemente o que têm até que eu venha. 26  Aquele que vencer, e aquele que mantiver minhas obras até o fim, a ele eu darei autoridade sobre as nações. 27  Ele as governará com uma vara de ferro, despedaçando-as como vasos de barro, como também recebi de meu Pai; 28  e eu lhe darei a estrela da manhã. 29  Aquele que tem ouvidos, que ouça o que o Espírito diz às assembléias.
* 2:3 TR acrescenta “trabalharam e” 2:15 TR diz “o que eu odeio” em vez de “da mesma forma”. 2:17 O maná é um alimento sobrenatural, cujo nome deriva do hebraico para “O que é isso? Veja Êxodo 11:7-9. § 2:20 TR, NU leia “isso” ao invés de “seu”. 2:27 Salmo 2:9