2
Hannah rezou, e disse,
“Meu coração exulta em Yahweh!
Meu chifre é exaltado em Yahweh.
Minha boca está dilatada sobre meus inimigos,
porque me regozijo com a sua salvação.
Não há ninguém tão santo como Yahweh,
pois não há ninguém além de você,
nem existe nenhuma rocha como nosso Deus.
 
“Não continue falando de forma tão orgulhosa.
Não deixe que a arrogância saia de sua boca,
pois Yahweh é um Deus de conhecimento.
Por ele, as ações são pesadas.
 
“Os arcos dos homens poderosos estão quebrados.
Aqueles que tropeçaram estão armados com força.
Aqueles que estavam cheios se alugaram para o pão.
Aqueles que estavam com fome estão satisfeitos.
Sim, a árida suportou sete.
Ela, que tem muitos filhos, definha.
 
“Yahweh mata e dá vida.
Ele traz para baixo para Sheol* e traz para cima.
Yahweh faz pobre e faz rico.
Ele traz baixo, ele também se eleva.
Ele levanta os pobres da poeira.
Ele levanta os necessitados do monte de estrume
para fazê-los sentar com príncipes
e herdar o trono da glória.
Pois os pilares da terra são os de Yahweh.
Ele colocou o mundo sobre eles.
Ele manterá os pés de seus santos,
mas os ímpios serão colocados em silêncio na escuridão;
pois nenhum homem prevalecerá pela força.
10 Aqueles que lutam com Yahweh serão despedaçados.
Ele vai trovejar contra eles no céu.
 
“Yahweh julgará os confins da terra”.
Ele dará força ao seu rei,
e exaltar o chifre de seu ungido”.
11 Elkanah foi a Ramah para sua casa. A criança serviu a Yahweh antes de Eli, o padre.
12 Now os filhos de Eli eram homens perversos. Eles não conheciam Yahweh. 13 O costume dos sacerdotes com o povo era que quando alguém oferecia um sacrifício, o servo do sacerdote vinha enquanto a carne fervia, com um garfo de três dentes na mão; 14 e ele o apunhalava na panela, ou chaleira, ou caldeirão, ou panela. O padre pegou tudo o que o garfo trouxe para si. Fizeram isso com todos os israelitas que vieram para Shiloh. 15 Sim, antes que queimassem a gordura, veio o servo do sacerdote, e disse ao homem que se sacrificou: “Dê carne para assar para o sacerdote; pois ele não aceitará carne cozida de você, mas crua”.
16 Se o homem lhe dissesse: “Queime primeiro a gordura e depois leve o quanto sua alma desejar;” então ele diria: “Não, mas você a dará agora; e se não, eu a levarei pela força”. 17 O pecado dos jovens era muito grande antes de Yahweh; pois os homens desprezavam a oferta de Yahweh. 18 Mas Samuel ministrou antes de Iavé, sendo uma criança, vestida com um éfode de linho. 19 Moreover sua mãe lhe fez um roupãozinho e o trouxe de ano em ano, quando ela veio com seu marido para oferecer o sacrifício anual. 20 Eli abençoou Elkanah e sua esposa, e disse: “Que Yahweh lhe dê descendência desta mulher para a petição que foi pedida a Yahweh”. Então eles foram para sua própria casa. 21 Yahweh visitou Hannah, e ela concebeu e deu à luz três filhos e duas filhas. A criança Samuel cresceu antes de Yahweh.
22 Agora Eli era muito velho; e ouvia tudo o que seus filhos faziam com todo Israel, e como dormiam com as mulheres que serviam à porta da Tenda da Reunião. 23 Ele disse a elas: “Por que vocês fazem tais coisas? Pois ouvi falar de seus maus tratos por parte de todas essas pessoas. 24 Não, meus filhos; pois não é um bom relatório que ouço! Vocês fazem o povo de Yahweh desobedecer. 25 Se um homem pecar contra outro, Deus o julgará; mas se um homem pecar contra Javé, quem intercederá por ele?”. Não obstante, eles não ouviram a voz de seu pai, porque Yahweh pretendia matá-los.
26 A criança Samuel cresceu, e aumentou a favor tanto com Yahweh quanto com os homens.
27 Um homem de Deus veio a Eli e lhe disse: “Javé diz: 'Será que eu me revelei à casa de seu pai quando eles estavam no Egito em cativeiro à casa do Faraó? 28 Didn'Não o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar incenso, para usar um éfode diante de mim? Eu não dei à casa de seu pai todas as ofertas dos filhos de Israel feitas pelo fogo? 29 Por que chutais ao meu sacrifício e à minha oferta, que ordenei em minha habitação, e honrais vossos filhos acima de mim, para vos fazerdes gordos com o melhor de todas as ofertas de Israel, meu povo” 30  “Portanto, Javé, o Deus de Israel, diz: “Eu disse, de fato, que vossa casa e a casa de vosso pai deveriam caminhar diante de mim para sempre”. Mas agora Javé diz: “Longe de mim; pois aqueles que me honram, eu os honrarei, e aqueles que me desprezam serão amaldiçoados”. 31 Eis que vêm os dias em que cortarei seu braço e o braço da casa de seu pai, para que não haja um homem velho em sua casa. 32 Você verá a aflição de minha habitação, em toda a riqueza que eu vou dar a Israel. Não haverá um homem velho em sua casa para sempre. 33 O homem de vocês que eu não cortar de meu altar consumirá seus olhos§ e chorará seu coração. Todo o aumento de sua casa morrerá na flor da idade deles. 34 Este será o sinal para você que virá sobre seus dois filhos, sobre Hophni e Phinehas: em um dia, ambos morrerão. 35 Eu levantarei para mim um padre fiel que fará de acordo com o que está em meu coração e em minha mente. Construirei para ele uma casa segura. Ele andará para sempre diante do meu ungido. 36 Acontecerá que todos que ficarem em sua casa virão e se curvarão diante dele por um pedaço de prata e um pão, e dirão: “Por favor, coloque-me em um dos escritórios dos sacerdotes, para que eu possa comer um pedaço de pão””.
* 2:6 O Sheol é o lugar dos mortos. 2:20 ou, semente 2:31 “Eis”, de “הִנֵּה”, significa olhar, notar, observar, ver ou contemplar. É freqüentemente usado como uma interjeição. § 2:33 ou, cegando seus olhos com lágrimas