3
A criança Samuel foi ministrada a Yahweh antes de Eli. A palavra de Yahweh era rara naqueles dias. Não havia muitas visões, então. Naquele tempo, quando Eli estava deitado em seu lugar (agora seus olhos tinham começado a escurecer, de modo que ele não podia ver), e a lâmpada de Deus ainda não tinha se apagado, e Samuel tinha se deitado no templo de Iavé onde estava a arca de Deus, Iavé chamou Samuel. Ele disse: “Aqui estou eu”.
Ele correu para Eli e disse: “Aqui estou; pois você me chamou”.
Ele disse: “Eu não liguei”. Deite-se novamente”.
Ele foi e se deitou. Yahweh chamou mais uma vez, “Samuel!”
Samuel levantou-se e foi ter com Eli e disse: “Aqui estou; pois você me chamou”.
Ele respondeu: “Eu não liguei, meu filho”. Deite-se novamente”. Now Samuel ainda não conhecia Javé, nem a palavra de Javé lhe foi revelada ainda. Yahweh ligou novamente para Samuel pela terceira vez. Ele se levantou e foi até Eli e disse: “Aqui estou eu; pois você me chamou”.
Eli percebeu que Yahweh havia chamado a criança. Por isso Eli disse a Samuel: “Vai, deita-te”. Será, se ele te chamar, que você dirá: 'Fala, Javé; porque teu servo ouve'”. Então Samuel foi e deitou-se em seu lugar. 10 Yahweh veio, e ficou de pé, e chamou como em outros tempos: “Samuel! Samuel!”.
Então Samuel disse: “Fala; pois teu servo ouve”.
11 Yahweh disse a Samuel: “Eis que farei em Israel uma coisa em que os ouvidos de todos os que a ouvirem formarão um formigueiro. 12 Naquele dia, vou fazer contra Eli tudo o que falei a respeito de sua casa, desde o início até o fim”. 13 Pois eu lhe disse que julgarei sua casa para sempre pela iniquidade que ele conhecia, porque seus filhos trouxeram uma maldição sobre si mesmos, e ele não os reprimiu. 14 Portanto, jurei à casa de Eli que a iniqüidade da casa de Eli não será removida com sacrifício ou oferta para sempre”.
15 Samuel ficou deitado até a manhã, e abriu as portas da casa de Yahweh. Samuel tinha medo de mostrar a visão a Eli. 16 Então Eli chamou Samuel e disse: “Samuel, meu filho!”.
Ele disse: “Aqui estou eu”.
17 Ele disse: “O que é que ele lhe disse? Por favor, não o esconda de mim. Deus o faça a você, e mais ainda, se você esconder de mim algo de todas as coisas que Ele falou com você”.
18 Samuel lhe disse tudo, e não escondeu nada dele.
Ele disse: “É Yahweh”. Deixe-o fazer o que lhe parece bom”.
19 Samuel cresceu, e Yahweh estava com ele e não deixou que nenhuma de suas palavras caísse no chão. 20 Todo Israel de Dan até Beersheba sabia que Samuel foi estabelecido para ser um profeta de Javé. 21 Yahweh apareceu novamente em Shiloh; pois Yahweh revelou-se a Samuel em Shiloh pela palavra de Yahweh.