10
Agora eu não gostaria que vocês ignorassem, irmãos, que nossos pais estavam todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar; e todos foram batizados em Moisés na nuvem e no mar; e todos comeram o mesmo alimento espiritual; e todos beberam a mesma bebida espiritual. Pois eles bebiam de uma pedra espiritual que os seguia, e a pedra era Cristo. Entretanto, com a maioria deles, Deus não ficou bem satisfeito, pois foram derrubados no deserto.
Agora estas coisas eram nossos exemplos, para a intenção de não cobiçarmos coisas más como elas também cobiçavam. Don não ser idólatras, como alguns deles eram. Como está escrito: “As pessoas se sentaram para comer e beber, e se levantaram para brincar”. Let não cometem imoralidade sexual, como alguns deles cometeram, e em um dia vinte e três mil caíram. O Let não testa Cristo, *como alguns deles testaram, e pereceu pelas serpentes. 10 Don não resmungou, como alguns deles também resmungaram, e pereceram pelo destruidor. 11 Agora todas estas coisas lhes aconteceram a título de exemplo, e foram escritas para nossa admoestação, sobre as quais chegou o fim dos tempos. 12 Portanto, que aquele que pensa que está de pé tenha cuidado para não cair.
13 Nenhuma tentação o tomou, exceto o que é comum ao homem. Deus é fiel, que não permitirá que você seja tentado acima do que você é capaz, mas fará com a tentação também o caminho da fuga, para que você seja capaz de suportá-la.
14 Portanto, minha amada, fuja da idolatria. 15 Falo aos homens sábios. Julgue o que eu digo. 16 A taça da bênção que abençoamos, não é uma partilha do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é uma partilha do corpo de Cristo? 17 Porque há um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo; pois todos nós participamos de um só pão. 18 Considere Israel de acordo com a carne. Aqueles que comem os sacrifícios não participam do altar?
19 O que estou dizendo então? Que uma coisa sacrificada aos ídolos é qualquer coisa, ou que um ídolo é qualquer coisa? 20 Mas eu digo que as coisas que os gentios sacrificam, eles sacrificam aos demônios e não a Deus, e eu não desejo que você tenha comunhão com demônios. 21 Você não pode ambos beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Vocês não podem ambos participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22 Ou provocamos o Senhor ao ciúme? Somos mais fortes do que ele?
23  “Todas as coisas são legais para mim”, mas nem todas as coisas são lucrativas. “Todas as coisas são legais para mim”, mas nem todas as coisas se acumulam. 24 Let ninguém busca o seu, mas cada um o bem de seu próximo. 25 O que quer que se venda no açougue, coma, sem fazer perguntas por causa da consciência, 26 pois “a terra é do Senhor, e sua plenitude”. 27 Mas se um dos que não acreditam convida você para uma refeição, e você está inclinado a ir, coma o que quer que seja colocado diante de você, não fazendo perguntas por causa da consciência. 28 Mas se alguém lhe disser: “Isto foi oferecido aos ídolos”, não o coma por causa daquele que lhe disse, e por causa da consciência. Pois “a terra é do Senhor, com toda a sua plenitude”. 29 Consciência, digo eu, não a sua própria, mas a consciência do outro. Pois por que minha liberdade é julgada por outra consciência? 30 Se partilho com gratidão, por que sou denunciado por algo pelo qual dou graças?
31 Portanto, se você come ou bebe, ou o que quer que você faça, faça tudo para a glória de Deus. 32 Não dê ocasião para tropeçar, seja aos judeus, aos gregos, ou à assembléia de Deus; 33 mesmo que eu também agrade a todos os homens em todas as coisas, não buscando meu próprio lucro, mas o lucro de muitos, para que eles possam ser salvos.
10:7 10:7 * 10:9 NU lê “o Senhor” ao invés de “Cristo”. 10:26 10:26