11
Sejam imitadores de mim, assim como eu também sou de Cristo.
Agora eu vos louvo, irmãos, que vocês se lembrem de mim em todas as coisas, e mantenham firmes as tradições, mesmo quando eu as entreguei a vocês. Mas gostaria que vocês soubessem que a cabeça* de todo homem é Cristo, e a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus. Todo homem orando ou profetizando, tendo sua cabeça coberta, desonra sua cabeça. Mas toda mulher orando ou profetizando, tendo a cabeça coberta, desonra sua cabeça. Pois é uma e a mesma coisa como se ela estivesse barbeada. Pois se uma mulher não estiver coberta, que o seu cabelo também seja cortado. Mas se é vergonhoso para uma mulher ter seu cabelo cortado ou ser raspado, deixe-a ser coberta. Pois um homem não deve ter a cabeça coberta, porque ele é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. Pois o homem não é da mulher, mas a mulher do homem; pois o homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem. 10 por esta causa a mulher deve ter autoridade sobre sua própria cabeça, por causa dos anjos.
11 No entanto, nem a mulher é independente do homem, nem o homem independente da mulher, no Senhor. 12 Pois como a mulher veio do homem, assim também o homem vem através da mulher; mas todas as coisas são de Deus. 13 Julgai por vós mesmos. É apropriado que uma mulher reze a Deus revelado? 14 Doesn nem mesmo a própria natureza vos ensina que se um homem tem cabelos compridos, isso é uma desonra para ele? 15 Mas se uma mulher tem cabelo comprido, é uma glória para ela, pois seu cabelo é dado a ela por uma cobertura. 16 Mas se algum homem parece ser controverso, não temos esse costume, nem as assembléias de Deus.
17 Mas ao dar-lhe esta ordem não o elogio, porque vocês se reúnem não para o melhor, mas para o pior. 18  Em primeiro lugar, quando vocês se reúnem na assembléia, ouço dizer que existem divisões entre vocês, e em parte acredito nisso. 19 Pois também deve haver facções entre vocês, para que aqueles que são aprovados possam ser revelados entre vocês. 20 Quando, portanto, vocês se reúnem, não é a ceia do Senhor que vocês comem. 21 Pois em sua alimentação cada um toma seu próprio jantar primeiro. Um está com fome e outro está bêbado. 22 O que, vocês não têm casas para comer e beber? Ou você despreza a assembléia de Deus e os envergonha de quem não tem o suficiente? O que devo dizer a vocês? Devo elogiá-los? Nisto eu não vos louvo.
23 Pois recebi do Senhor aquilo que também vos entreguei, que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão. 24 Quando deu graças, ele o partiu e disse: “Tomai, comei”. Este é o meu corpo, que está partido para você”. Fazei isto em memória de mim”. 25  Da mesma forma, ele também tomou o copo depois do jantar, dizendo: “Este copo é o novo pacto em meu sangue”. Fazei isto, tantas vezes quanto beberdes, em memória de mim”. 26 Pois, tantas vezes quanto você come este pão e bebe este cálice, você proclama a morte do Senhor até que Ele venha.
27 Portanto, quem comer este pão ou beber o cálice do Senhor de forma indigna do Senhor será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Mas que um homem se examine a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. 29 Pois aquele que come e bebe de forma indigna come e bebe julgamento para si mesmo, se não discernir o corpo do Senhor. 30 Por esta causa muitos entre vós são fracos e doentes, e não poucos dormem. 31 Pois se nos discerníssemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas quando somos julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para que não sejamos condenados com o mundo. 33 Portanto, meus irmãos, quando se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. 34 Mas se alguém tiver fome, deixem-no comer em casa, para que não se juntem para o julgamento. O resto eu colocarei em ordem sempre que eu vier.
* 11:3 ou, origem 11:3 ou, origem 11:3 ou, origem