12
Agora em relação às coisas espirituais, irmãos, eu não quero que vocês sejam ignorantes. Vocês sabem que quando eram pagãos,* foram levados a esses ídolos mudos, por mais que fossem levados. Portanto, eu vos faço saber que nenhum homem que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus é amaldiçoado”. Ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.
Agora existem vários tipos de dons, mas o mesmo Espírito. Há vários tipos de serviço, e o mesmo Senhor. Há vários tipos de trabalho, mas o mesmo Deus que trabalha todas as coisas em todas. Mas a cada um é dada a manifestação do Espírito para o benefício de todos. Pois a um é dada pelo Espírito a palavra da sabedoria, e a outro a palavra do conhecimento segundo o mesmo Espírito, a outra fé pelo mesmo Espírito, e a outros dons de curas pelo mesmo Espírito, 10 e a outra obra de milagres, e a outra profecia, e a outro discernimento de espíritos, a outros tipos diferentes de línguas, e a outro a interpretação de línguas. 11 Mas o único e mesmo Espírito produz tudo isso, distribuindo a cada um separadamente, como ele deseja.
12 Pois como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, sendo muitos, são um só corpo; assim também é Cristo. 13 Pois em um Espírito todos nós fomos batizados em um só corpo, sejam judeus ou gregos, seja ele bondoso ou livre; e todos fomos dados a beber em um só Espírito.
14 Pois o corpo não é um membro, mas muitos. 15 Se o pé dissesse: “Porque não sou a mão, não sou parte do corpo”, não é, portanto, parte do corpo. 16 Se o ouvido dissesse: “Porque não sou o olho, não sou parte do corpo”, não é, portanto, não faz parte do corpo. 17 Se o corpo inteiro fosse um olho, onde estaria a audição? Se o corpo todo fosse audição, onde estaria o cheiro? 18 Mas agora Deus colocou os membros, cada um deles, no corpo, exatamente como Ele desejava. 19 Se todos eles fossem um só membro, onde estaria o corpo todo? 20 Mas agora eles são muitos membros, mas um só corpo. 21 O olho não pode dizer à mão: “Eu não tenho necessidade de você”, ou novamente a cabeça aos pés: “Eu não tenho necessidade de você”. 22 Não, muito mais os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários. 23 Aquelas partes do corpo que consideramos menos honrosas, àquelas que conferimos honra mais abundante; e nossas partes não representativas têm mais modéstia, 24 enquanto nossas partes apresentáveis não têm tal necessidade. Mas Deus compôs o corpo em conjunto, dando mais abundante honra à parte inferior, 25 que não deve haver divisão no corpo, mas que os membros devem ter o mesmo cuidado uns com os outros. 26 Quando um membro sofre, todos os membros sofrem com isso. Quando um membro é homenageado, todos os membros se regozijam com isso.
27 Agora você é o corpo de Cristo, e membros individualmente. 28 Deus colocou alguns na assembléia: primeiro apóstolos, segundo profetas, terceiro mestres, depois milagreiros, depois dons de curar, ajudas, governos e vários tipos de línguas. 29 Todos os apóstolos são apóstolos? Todos são profetas? Todos são professores? Todos são milagreiros? 30 Todos têm dons de curar? Todos falam vários idiomas? Todos interpretam? 31 Mas desejam sinceramente os melhores dons. Além disso, mostro-lhes uma maneira muito excelente.
* 12:2 ou Gentios