13
Se eu falo com as línguas dos homens e dos anjos, mas não tenho amor, eu me tornei um latão sonoro ou um címbalo que ressoa. Se tenho o dom da profecia, e conheço todos os mistérios e todos os conhecimentos, e se tenho toda a fé, para remover montanhas, mas não tenho amor, não sou nada. Se eu der todos os meus bens para alimentar os pobres, e se eu der meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, isso não me beneficia nada.
O amor é paciente e é bondoso. O amor não tem inveja. O amor não se gaba, não se orgulha, não se comporta de forma inadequada, não busca seu próprio caminho, não é provocado, não leva em conta o mal; não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade; carrega todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas e suporta todas as coisas.
O amor nunca falha. Mas onde houver profecias, elas serão eliminadas. Onde houver várias línguas, elas cessarão. Onde houver conhecimento, ele será eliminado. Pois sabemos em parte e profetizamos em parte; 10 mas quando o que é completo tiver chegado, então o que é parcial será eliminado. 11 Quando eu era criança, falava como criança, me sentia como uma criança, pensava como uma criança. Agora que me tornei um homem, eu guardei coisas infantis. 12 Por enquanto, vemos em um espelho, de forma pouco nítida, mas depois cara a cara. Agora eu sei em parte, mas então saberei plenamente, mesmo como também era plenamente conhecido. 13 Mas agora a fé, a esperança e o amor permanecem - estes três. O maior de todos é o amor.