14
Follow depois de amar e desejar sinceramente dons espirituais, mas especialmente que você possa profetizar. Pois aquele que fala em outra língua não fala aos homens, mas a Deus, pois ninguém entende, mas no Espírito fala mistérios. Mas aquele que profetiza fala aos homens para sua edificação, exortação e consolação. Aquele que fala em outra língua edifica-se a si mesmo, mas aquele que profetiza edifica a assembléia. Agora desejo que todos vocês falem com outras línguas, mas ainda mais que profetizem. Pois é maior aquele que profetiza do que aquele que fala com outras línguas, a menos que interprete, que a assembléia pode ser edificada.
Mas agora, irmãos, se eu for até vocês falando com outros idiomas, o que lhes aproveitaria se eu não falasse com vocês por meio de revelação, ou de conhecimento, ou de profecia, ou de ensino? Mesmo as coisas sem vida que fazem um som, seja cano ou harpa, se não dessem uma distinção nos sons, como seria conhecido o que é canalizado ou harpado? Pois se a trombeta emitisse um som incerto, quem se prepararia para a guerra? Então você também, a menos que proferisse palavras fáceis de entender pela língua, como se saberia o que é falado? Pois você estaria falando para o ar. 10 Existem, talvez existam, tantos tipos de idiomas no mundo, e nenhum deles é desprovido de significado. 11 Se então eu não soubesse o significado da língua, eu seria para aquele que fala um estrangeiro, e aquele que fala seria um estrangeiro para mim. 12 Assim também vocês, como são zelosos por dons espirituais, buscam que possam abundar na construção da assembléia.
13 Portanto, deixe que aquele que fala em outro idioma ore para que ele possa interpretar. 14 Pois se eu rezar em outra língua, meu espírito reza, mas minha compreensão é infrutífera.
15 O que devo fazer? Rezarei com o espírito, e rezarei também com a compreensão. Cantarei com o espírito, e cantarei também com a compreensão. 16 Caso contrário, se você abençoar com o espírito, como aquele que ocupa o lugar do desaprendido dirá o “Amém” na sua entrega de agradecimento, vendo que ele não sabe o que você diz? 17 Para você certamente agradece muito bem, mas a outra pessoa não é construída. 18 Agradeço a meu Deus, falo mais com outras línguas do que todos vocês. 19 Entretanto, na assembléia eu preferiria falar cinco palavras com minha compreensão, para poder instruir outros também, do que dez mil palavras em outra língua.
20 Irmãos, não sejam crianças em pensamentos, mas em maldade sejam bebês, mas em pensamentos sejam maduros. 21 Na lei está escrito: “Por homens de línguas estranhas e pelos lábios de estranhos falarei a este povo”. Eles nem sequer me escutarão dessa maneira, diz o Senhor”. 22 Portanto, outras línguas são para um sinal, não para aqueles que acreditam, mas para os incrédulos; mas profetizar é para um sinal, não para os incrédulos, mas para aqueles que acreditam. 23 Portanto, se toda a assembléia for reunida e todos falarem com outras línguas, e pessoas iletradas ou descrentes entrarem, eles não dirão que você é louco? 24 Mas se todos profetizarem, e alguém descrente ou iletrado entrar, ele é reprovado por todos, e é julgado por todos. 25 E assim, os segredos de seu coração são revelados. Então, ele cairá de cara e adorará a Deus, declarando que Deus está de fato entre vós.
26 O que é então, irmãos? Quando se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, tem um ensinamento, tem uma revelação, tem outra língua, ou tem uma interpretação. Que todas as coisas sejam feitas para que se construam uns aos outros. 27 Se algum homem fala em outra língua, que haja duas, ou no máximo três, e por sua vez; e que um interprete. 28 Mas se não houver intérprete, que se mantenha em silêncio na assembléia, e que fale para si mesmo e para Deus. 29 Deixe que dois ou três dos profetas falem, e deixe que os outros discernam. 30 Mas se for feita uma revelação para outra sessão, que o primeiro se cale. 31 Pois todos podem profetizar um a um, para que todos possam aprender e todos possam ser exortados. 32 Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas, 33 pois Deus não é um Deus de confusão, mas de paz, como em todas as assembléias dos santos. 34 Que as esposas se calem nas assembléias, pois não lhes foi permitido falar a não ser em submissão, como também diz a lei, 35 se desejarem aprender alguma coisa. “Que elas perguntem a seus próprios maridos em casa, pois é vergonhoso que uma esposa esteja falando na assembléia”. 36 O quê!? Foi de você que a palavra de Deus foi divulgada? Ou foi somente de você?
37 Se algum homem se acha profeta ou espiritual, que reconheça as coisas que lhe escrevo, que são o mandamento do Senhor. 38 Mas se alguém é ignorante, que seja ignorante.
39 Portanto, irmãos, desejamos sinceramente profetizar, e não proibimos falar com outros idiomas. 40 Que todas as coisas sejam feitas decentemente e em ordem.
14:21 14:21 14:34 14:34