15
Agora eu vos declaro, irmãos, a Boa Nova que vos preguei, que também recebestes, na qual também estais firmes, pela qual também estais salvos, se mantiverdes firme a palavra que vos preguei - a menos que acreditásseis em vão.
Pois eu vos entreguei primeiro aquilo que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados de acordo com as Escrituras, que ele foi sepultado, que ele foi criado no terceiro dia de acordo com as Escrituras, e que ele apareceu a Cephas, depois aos doze. depois apareceu a mais de quinhentos irmãos ao mesmo tempo, a maioria dos quais permanece até agora, mas alguns também adormeceram. Depois ele apareceu a Tiago, depois a todos os apóstolos, e por último, quanto à criança nascida no momento errado, ele também apareceu a mim. Pois eu sou o menor dos apóstolos, que não é digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a assembléia de Deus. 10 Mas pela graça de Deus, eu sou o que sou. Sua graça que me foi dada não foi fútil, mas trabalhei mais do que todos eles; ainda não eu, mas a graça de Deus que estava comigo. 11 Quer seja então eu ou eles, assim pregamos, e assim você acreditou.
12 Agora, se Cristo é pregado, que ressuscitou dos mortos, como alguns de vocês dizem que não há ressurreição dos mortos? 13 Mas se não há ressurreição dos mortos, nem Cristo foi ressuscitado. 14 Se Cristo não ressuscitou, então a nossa pregação é em vão e a vossa fé também é em vão. 15 Sim, também encontramos falsas testemunhas de Deus, porque testemunhamos sobre Deus que Ele ressuscitou Cristo, a quem Ele não ressuscitou se for verdade que os mortos não ressuscitaram. 16 Pois se os mortos não são ressuscitados, Cristo também não foi ressuscitado. 17 Se Cristo não ressuscitou, sua fé é vaidosa; você ainda está em seus pecados. 18 Então também aqueles que adormeceram em Cristo pereceram. 19 Se só temos esperança em Cristo nesta vida, somos de todos os homens mais deploráveis.
20 Mas agora Cristo foi ressuscitado dos mortos. Ele se tornou o primeiro fruto daqueles que estão dormindo. 21 Pois desde que a morte veio pelo homem, a ressurreição dos mortos também veio pelo homem. 22 Pois como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos se tornarão vivos. 23 Mas cada um em sua própria ordem: Cristo os primeiros frutos, depois aqueles que são de Cristo em sua vinda. 24 Depois vem o fim, quando ele entregará o Reino a Deus Pai, quando ele terá abolido toda a regra e toda a autoridade e poder. 25 Pois ele deve reinar até que tenha colocado todos os seus inimigos sob seus pés. 26 O último inimigo que será abolido é a morte. 27 Pois, “Ele sujeitou todas as coisas debaixo de seus pés”. Mas quando ele diz: “Todas as coisas estão sujeitas”, é evidente que ele é exceto quem submeteu todas as coisas a ele. 28 Quando todas as coisas tiverem sido submetidas a ele, então o próprio Filho também será submetido àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.
29 Ou então o que farão aqueles que são batizados para os mortos? Se os mortos não são de todo ressuscitados, por que então são batizados pelos mortos? 30 Por que também estamos em perigo a cada hora? 31 Afirmo, pela ostentação que tenho em Cristo Jesus nosso Senhor, eu morro diariamente. 32 Se eu lutei com animais em Éfeso para fins humanos, o que isso me beneficia? Se os mortos não são ressuscitados, então “vamos comer e beber, pois amanhã morreremos”. 33 Não se engane! “As más companhias corrompem a boa moral”. 34 Wake justo e não pequem, pois alguns não têm conhecimento de Deus. Digo isto para sua vergonha.
35 Mas alguém dirá: “Como os mortos são ressuscitados” e “Com que tipo de corpo eles vêm”? 36 Seu tolo, aquilo que você mesmo semeia não é feito vivo, a menos que morra. 37 Aquilo que você semeia, você não semeia o corpo que será, mas um grão nu, talvez de trigo, ou de algum outro tipo. 38 Mas Deus lhe dá um corpo, mesmo quando lhe agrada, e a cada semente um corpo próprio. 39 Toda carne não é a mesma carne, mas há uma carne de homem, outra carne de animal, outra de peixe e outra de pássaro. 40 Há também corpos celestes e corpos terrestres; mas a glória do celeste difere da do terrestre. 41 Há uma glória do sol, outra glória da lua e outra glória das estrelas; pois uma estrela difere de outra estrela em glória.
42 Assim também é a ressurreição dos mortos. O corpo é semeado perecível; ele é levantado imperecível. 43 It é semeado em desonra; é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza; ergue-se em poder. 44 Semeia-se um corpo natural; ressuscita-se um corpo espiritual. Há um corpo natural e há também um corpo espiritual.
45 Assim também está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se uma alma viva”. O último Adão se tornou um espírito vivificador. 46 Entretanto, o que é espiritual não é primeiro, mas o que é natural, depois o que é espiritual. 47 O primeiro homem é da terra, feito de pó. O segundo homem é o Senhor do céu. 48 Assim como o que é feito de pó, tais são aqueles que também são feitos de pó; e assim como o celestial, tais são aqueles que também são celestiais. 49 Assim como nós carregamos a imagem daqueles que são feitos de pó, vamos *carregar também a imagem dos celestiais. 50 Agora digo isto, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus; nem os perecíveis herdam os imperecíveis.
51 Eis um mistério. Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 52 em um momento, em um piscar de olhos, no último trompete. Pois a trombeta soará e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Pois este corpo perecível deve se tornar imperecível, e este mortal deve colocar sobre a imortalidade. 54 Mas quando este corpo perecível tiver se tornado imperecível, e este mortal tiver colocado sobre a imortalidade, então o que está escrito acontecerá: “A morte é engolida pela vitória”.
55 “Morte, onde está seu ferrão?
Hades, onde está sua vitória?”
56 A picada da morte é o pecado, e o poder do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória através de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, imóveis, sempre abundantes na obra do Senhor, porque sabeis que vosso trabalho não é em vão no Senhor.
15:27 15:27 15:32 15:32 15:45 15:45 * 15:49 NU, TR leia “nós vamos” ao invés de “vamos”. 15:51 “Eis”, de “ἰδοὺ”, significa olhar, observar, observar, ver ou contemplar. É freqüentemente usado como uma interjeição. 15:54 15:54 15:55 ou, Inferno 15:55 15:55